Setembro Amarelo – EE Angelo Barros de Araujo

EE PROF. ÂNGELO BARROS DE ARAÚJO
PROJETO SEMANA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO SETEMBRO AMARELO

PROFESSORES: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos

PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos

A Semana de Prevenção ao Suicídio tem intuito de prevenir e conscientizar os(as) alunos(as) do Ensino Médio, EJA da Escola Estadual Prof. Ângelo de Barros Araújo sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o assunto.

JUSTIFICATIVA

O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidade de gênero. Mas o suicídio pode ser prevenido. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo.

OBJETIVO

O projeto tem como objetivo da conscientização a prevenção do suicídio, a valorização da vida, da importância da conscientização dos alunos e toda comunidade escolar a respeito da realidade da prática em nossa região, no Brasil e no mundo. Portanto, a melhor forma de prevenir e evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

METODOLOGIA

O Projeto Semana de Prevenção ao Suicídio na Escola Estadual Prof. Ângelo de Barros Araújo terá início no dia 08/09/2021 com leitura e debate sobre texto explicativo fornecido pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA); dinâmicas que promovam a reflexão/ação, criação e desenvolvimento de cartazes com frases que promovam a empatia e respeito, exibição de vídeo sobre o tema, Palestra com profissionais do Ambulatório de Saúde Mental Infantil da Secretaria Municipal de Caraguatatuba/SP.

RECURSOS DIDÁTICOS

Cartolina, papéis diversos, cola, pincel atômico, barbante;
Kit Multimidia, para reproduzir a palestras para os demais alunos; Texto para leitura e discussão no Projeto Leitura em Ação;

RESPONSÁVEIS PELO PROJETO

Projeto Idealizado pela Professora Silvyanne Luanda Prada Jeronimo e pela Prof. Coordenadora da UE Sandra Aparecida Bueno Ventura, com apoio e incentivo da Equipe Gestora da UE, parcerias com o Ambulatório de Saúde Mental Infantil da Secretaria Municipal de Caraguatatuba/SP, participação e colaboração das Professoras Vanusa Soares de Sá, Denise dos Santos, Edilene Ferreira Amorim, Edleuza Barbosa Alves de Souza, Ilvanete Pereira de Souza Garcia, Vera Aparecida Moura, Suzana Toja Camilo, apoio técnico Samara Sales e Luan Gustavo (Proatec) e Diego Pierrobon Bragança do NIT da Diretoria de Ensino Regional de Caraguatatuba.

Caso queira assistir na íntegra acesse o video clicando aqui.