Professor da Diretoria de Ensino – Região Caraguatatuba se destaca em Seminário Estadual de Redução de Riscos e Desastres (RRD)

Professor da Diretoria de Ensino – Região Caraguatatuba se destaca em Seminário Estadual de Redução de Riscos e Desastres (RRD)

 

Nos dias 10 e 11 de outubro de 2019, foi realizado o III Seminário Estadual de Educação em Redução de Riscos e Desastres (RRD), na Casa Metropolitana de Direito- Campus Liberdade, São Paulo/SP.

O evento teve o objetivo de contribuir com a reflexão sobre a cultura de Redução de Riscos e Desastres no território paulista, ampliando o debate entre especialistas, professores e estudantes com temáticas e reflexões sobre a importância da formação continuada no contexto da RRD em todos os níveis e modalidades.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer experiências de Professores e Estudantes da Rede Estadual de Ensino, participaram dos painéis relacionados ao enraizamento da RRD na escola, construção de políticas públicas em RRD para sustentabilidade e resiliência, além de oficinas que subsidiaram a construção do Planos de Disciplinas Eletivas para 2020.

A Diretoria de Ensino – Região Caraguatatuba se destacou com a participação do Professor Eduardo Silva Neto da E. E. Dr. Eduardo Correia da Costa Jr, do Município de Caraguatatuba, que compartilhou a boa prática desenvolvida na Disciplina Eletiva “Meio Ambiente e Educação Ambiental” que tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da interação do ser humano com o meio ambiente, além de desenvolver atividades de prevenção, reconhecimento, monitoramento e apoio, quando necessário, aos problemas ambientais que ocorrem no município de Caraguatatuba.

As Professoras Coordenadoras do Núcleo Pedagógico, Simone Cuba e Ludmila Sadokoff compartilharam as boas práticas em relação ao Curso de Formação em Educação para Redução de Riscos e Desastres Tecnológicos.

O curso foi desenvolvido em parceria com a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e teve como foco tornar as escolas centros de comunicação de risco com a comunidade e de promoção de uma cultura de risco participativa.

As experiências em relação ao Curso de Educação Ambiental e Educação para Redução de Riscos e Desastres que acontece até o mês de dezembro também foram compartilhadas com os participantes.

O Curso é desenvolvido em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas do litoral norte paulista, com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Instituto Geológico, Instituto SuperEco e a Universidade de Los Lagos/Chile.

Parabenizamos pelo brilhante trabalho realizado!