Encerramento do ciclo formativo das APAES do Litoral Norte

No último dia 23 de outubro de 2019, a  Diretoria de Ensino – Região de Caraguatatuba, encerrou o ciclo formativo das APAES do Litoral Norte, na APAE de Ilhabela.

Foram 4 encontros durante o ano letivo de 2019 abordando os temas: Plano e Regimento Escolar, Matriz Curricular, Calendário Escolar, Currículo Funcional Natural, Avaliação e um mini-workshop de Boas Práticas da Educação Especial Exclusiva.

O encerramento teve a presença da Srª. Dirigente Regional de Ensino, Gisele Kemp Galdino Dantas, a Srª. Secretária Municipal de Educação de Ilhabela, Edina Paula Roma Teixeira, as representantes da Educação Inclusiva do município de Caraguatatuba, Daniela Bandeira Vaz, Maria Tereza D. S. A. Araújo e Juliane Ribeiro de Almeida, a representante da Educação Inclusiva de São Sebastião, Mirielly da Cruz Souza e as Diretoras e Coordenadoras Pedagógicas das quatro APAES do Litoral Norte, o Supervisor de Ensino, Alexandre José Vieira e as PCNPs, Ida Cristina Dias dos Santos e Susiany Gomes Bisachi.

Primeiramente fomos recebidos pelos alunos da APAE de Ilhabela com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro, Hino da Ilhabela e o Hino da APAE. Depois fomos levados pela Diretora Deyse a conhecer as dependências da instituição e seu funcionamento.

Em um segundo momento as APAES apresentaram as experiências de sucesso desenvolvida nas instituições e finalmente participaram da mesa redonda sobre normas para a Educação Especial no sistema Estadual de Ensino e Atendimento Educacional aos alunos público-alvo da Educação Especial – Deliberação CEE 149/2016 e a Resolução CNE-CEB 02/2001.

Foram encontros muito produtivos e com excelentes frutos.