EE. Profº. Ângelo de Barros Araújo – Inclusão

INCLUSÃO

 

No dia 23 de agosto de 2019, a aluna Jussara Gomes da Silva, aluna do EJA, na EE. Profº. Ângelo de Barros Araújo, município de Caraguatatuba, realizou uma ação inclusiva juntamente com a Professora mediadora, Adriana Evangelista.

A aluna deu um depoimento aos alunos da escola sobre as dificuldades na vida de um cadeirante, dos seus sonhos e a questão da quebra de preconceitos.

Jussara tem hoje 37 anos, frequenta o EJA – Educação de Jovens e Adultos, precisa de acompanhante  para se locomover, ir ao banheiro e  para se alimentar. Vive com sua irmã e conta com tristeza no olhar, o descaso dos outros irmãos que não dão atenção à deficiência dela.

Na escola se senti bem, gosta de aprender, diz “eu me sinto gente”, quando o professor me dá um desenho para pintar ou algo para fazer, mas gostaria que os colegas falassem mais com ela e tivessem paciência para procurar entendê-la. O seu sonho é conseguir pegar uma caneta e escrever o que para maioria das pessoal é algo banal pra ela é de suma importância e conta isso com lágrimas no olhar. Após o depoimento, Jussara apresentou aos alunos do 6º e 7º anos, período da tarde uma dança, com a música “Trem Bala”,de Ana Vilela, mostrando a superação.

Enfim, Jussara pede a quebra de preconceito, um olhar mais atento dos outros e sobretudo, Respeito. Depois a professora mediadora falou sobre direitos humanos, cidadania, o dever do Estado, acessibilidade e a questão da invisibilidade do olhar, uma vez que o deficiente é invisível aos olhos da sociedade. De acordo com Mateus Constantino:

“É preciso não só ver esses invisíveis, mas é preciso olhar para eles e junto com eles, é preciso colocar óculos em toda humanidade’.