EE Bairro Água Branca – Transição Inclusiva entre os alunos surdos

Transição Inclusiva entre os alunos surdos da Rede Municipal e Rede Estadual de Ilhabela

A Escola Estadual Bairro Água Branca, situada na cidade de Ilhabela/SP realizou nos dias 19, 20 e 23 de setembro de 2019, uma ação que traz conscientização e homenageia a Comunidade Surda Brasileira. A luta pela inclusão e visibilidade da Comunidade Surda é representada pelo Setembro Azul, mas é também uma prática diária.
Todos os alunos do Ensino Médio desta escola participaram do evento, sendo que para a maioria deles foi o primeiro contato com a Língua Brasileira de Sinais. As atividades realizadas foram palestras, poemas e jogos interativos. A intenção, além de contribuir para o processo de Transição Inclusiva, é de manter um espaço na escola onde funcione o Librário que é uma tecnologia que pretende contribuir para a universalização da comunicação entre surdos e ouvintes. Essa tecnologia social consiste em um jogo de cartas em que enfatiza a imagem iconográfica, sinal de Libras e a palavra em português.

Aproveitamos a ocasião para receber os alunos Apolo dos Santos Maia e Ygor Rodrigues da Silva (futuros alunos de nossa escola) do 9°Ano e as professoras interpretes Bianca Rodrigues de Jesus e Renata Chacon da Escola Municipal Eva Esperança Silva, para uma integração com os alunos e professores. O evento contou com a participação dos gestores, professores, funcionários, e da nossa aluna surda Vitória Andrade (3ª série do EM), juntamente com sua mãe Catiane Andrade Caetite da Comunidade Surda.
Foram dias muito festivos, com troca de experiências maravilhosas, despertando o interesse, na maioria dos alunos, pela continuação deste projeto pioneiro na Unidade Escolar. A Professora da escola, Elisangela Barros Felipe Vieira responsável pela ação, é pedagoga, pós-graduada em Libras, Supervisão e Gestão Escolar. Juntamente com a equipe Gestora, a professora Elisangela agradece aos alunos Surdos, a Comunidade Surda, todos os alunos e professores da EE Bairro Água Branca por contribuírem com o ensino da Libras, quebrando barreiras que nos afastam da riquíssima Cultura Comunidade Surda.