EE Bairro Água Branca – Parceria com Município de Ilhabela nas aulas de Educação Física

EE Bairro Água Branca em Nova Parceria com Município

de Ilhabela nas aulas de Educação Física

A Escola Estadual Bairro Água Branca/Ilhabela-SP da Diretoria de Ensino – Região de Caraguatatuba, novamente criando parceria como as Escolas Municipais de Ilhabela, desta vez abordando o Currículo de Educação Física. Durante o mês novembro (2019) as turmas de 1ª série do Ensino Médio do Prof. Jailson Gomes da Silva realizaram atividades na Escola Municipal Iracema Franca Lopes Correa-Prof.º com a temática Motricidade, envolvendo os alunos do pré-escolar (de 05 a 06 anos).

O objetivo foi promover uma aprendizagem entre os alunos das duas escolas, sendo de um lado o Ensino Médio aprendendo/desenvolvendo a responsabilidade e importância de se trabalhar estas atividades para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, além de contribuir para os Projetos de Vida destes alunos, assim como relatado por alguns: “Aprendemos conceitos e práticas que podem ser usados em nossas vidas futuras pessoais e profissionais” (Stela Maciel de Almeida), e de outro lado os alunos do pré escolar aprendendo/desenvolvendo as habilidades motoras e psicomotoras, sendo abordado um dos quatro períodos de aprendizagem motora com referência em Piaget. Dentre as atividades realizadas puderam vivenciar o “túnel gigante” com o bambolê, que ludicamente trabalha a capacidade de flexibilidade; e “corre-cutia”, que desenvolve a resistência aeróbica, melhorando a articulação sanguínea e o volume de oxigênio.

A escola agradece a todos os envolvidos: alunos da Iracema F.L. Correa, alunos da escola Bairro Água Branca e ao Prof. Jailson. Além da Diretora Marie Zeitler e Coordenação Pedagógica Natali Dória Goedert que nos cederam esta parceria riquíssima entre os saberes de nossos alunos.

(por Adriano Litério Cáceres – Diretor de Escola)

Fique Sabendo:

Motricidade Infantil: de acordo com PIAGET (Jean, 1896-1980) o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre em 4 fases: 1ª Sensório motor (até os 2 anos), 2ª Pré operacional (dos 2 aos 7 anos), 3ª Operatório concreto dos 8 aos 11 anos, e 4ª Operatório formal a partir dos 12 anos. Na escola o professor deve provocar o desequilíbrio na mente do aluno para que ele, buscando então o equilíbrio, tenha a oportunidade de agir e interagir. A motricidade é um fator importante na vida de todos os seres e isso, se não for trabalhado corretamente, pode acarretar riscos reais para o desenvolvimento continuo dos indivíduos. Com as brincadeiras as crianças tendem a serem indivíduos mais ativos, tanto na escola quanto na vida fora dela, pois quando as crianças são participativas notam-se melhoras nos aspectos motores e sociais.

(por Prof.º Jailson Gomes da Silva)