ATPC – Inclusivo EE Thomaz Ribeiro de Lima

ATPC –Inclusivo EE Thomaz

Foto 1: Ambiente acolhedor previamente preparado para receber os professores

Fonte: Acervo das autoras

A EE Thomaz Ribeiro de Lima, escola tradicional, localizada no coração da bela Estância Balneária de Caraguatatuba, está realizando o projeto “ATPC – INCLUSIVO. Com o apoio das gestoras, Iolete Valeria Pinto- vice-diretora, Sandra C. Miranda da Silva- diretora, Enilda Ribeiro- coordenadora pedagógica. O projeto foi idealizado pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado- AEE, Salas de Recurso, as professoras Denise de Castro e Sandra de Fátima F. Santos.

Foto 2: Professores Socializando suas experiências positivas com os alunos especiais.

Fonte: Acervo das autoras

O projeto tem como objetivo, proporcionar um ambiente com estratégia de acolhimento e formação-continuada aos professores, visando uma mudança de atitude com relação as inúmeras realidades que demandam olhar diferenciado para se consolidar o processo de inclusão. Desejando que os professores sintam motivação em realizar adaptações curriculares para atender os alunos da educação especial. Observando as práticas educacionais e o processo de avaliação destes alunos.

Foto 3:Dinâmica da afetividade.

Fonte: Acervo das autoras

A educação especial na perspectiva inclusiva precisa ser constantemente alimentada com informações num processo de formação continuada. E o ATPC (Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo) é um momento privilegiado de formação e sobretudo de fomentação de projetos pedagógicos que visem a construção praticas pedagógicas mais assertivas.
Toda escola para se tornar inclusiva precisa se alimentar de novas atitudes, dando condições de reflexão e mudança de paradigmas com relação ao universo da inclusão sobretudo no diz respeito aos inúmeros alunos da educação especial atendidos nesta unidade escolar.
Sabemos que a política pública com relação aos alunos da educação especial, deixou uma lacuna muito grande entre a formação dos profissionais de maneira geral e a implantação dos atendimentos a este público alvo; sendo urgente minimizar este abismo com informação e formação capaz de quebrar com as barreiras atitudinais. E, de sorte produzir novas práticas educacionais, capaz de gerar produtivos frutos, não só em atenção aos alunos especiais, mas, sobretudo trazer conforto e prazer no ato educativo dos professores das salas regulares. Afinal, acolher gera bem-estar nos atores envolvidos!
A motivação das Profissionais da Educação Especial, Professoras Denise e Sandra, em idealizar e coordenar este “Projeto: ATPC – INCLUSIVO, se deu em função da demanda dos alunos atendidos nas salas regulares da unidade escolar, sobretudo pelo público circulante que veem para o AEE- Atendimento Educacional Especializado oriundos de outras unidades escolares e que precisam de igual atenção, carinho e acolhida.

Foto 4: Acolhida, exercício de relaxamento criando ambiente favorável para reflexão.

Fonte: Acervo das autoras

A inclusão dos alunos com alguma deficiência na escola comum exige que se busquem meios para beneficiar sua participação e aprendizagem tanto na sala de aula comum, como no Atendimento Educacional Especializado, segundo o decreto n. 6.571 de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre o AEE.