EE Bairro Água Branca Abre Espaço Para Trabalhos Voluntários em Prol da Comunidade Escolar

EE Bairro Água Branca Abre Espaço Para Trabalhos

Voluntários em Prol da Comunidade Escolar

A Escola Estadual Bairro Água Branca/Ilhabela-SP da Diretoria de Ensino – Região de Caraguatatuba, criou uma parceria com o Interact (Grupo de Jovens de Ilhabela) para o início de uma ação voluntária em prol da Comunidade Escolar, sendo que no último dia 19 de outubro de 2019 o grupo de jovens levou para a escola dois grafiteiros profissionais (Bruno de Souza e Silva, Boris Pereira Silva) que realizaram um maravilhoso trabalho de Graffiti nos muros internos da unidade que encantou a todos com a temática meio ambiente. Além disso o grupo de jovens do Interact propôs algumas intervenções nas dependências da escola a fim de contribuir para um ambiente cada vez mais acolhedor aos alunos. Utilizando materiais alternativos como Palets e garrafas PETs, contaram também com doações de tintas, terra vegetal, estofados, e um agrado nos banheiros masculino e feminino, deixando sua marca positiva na escola. Esta parceria surgiu com o intuito de contribuir para o projeto “Escola Acolhedora” iniciada pelo Professor Mediador Diogo Miguel de Andrade, fazendo parte de um de seus trabalhos de prevenção aos conflitos, resgate e motivação, focando no incentivo aos estudos, assiduidade e consequentemente em melhores resultados educacionais. É um projeto exitoso, implementado desde 2018 que diminuiu significativamente a ocorrências de conflitos, a integridade física do patrimônio da escola e dos resultados educacionais. Ainda tem muito para acontecer, atuando em outros campos ainda frágeis, por isso a parceria da comunidade, da Prefeitura, da Secretaria da Educação de Ilhabela, além de instituições com atitudes como esta do Interact, juntamente com o trabalho voluntário de profissionais especializados auxilia muito neste Projeto.

A escola agradece especialmente à Nicole Teisen Schauder que liderou o Clube de Jovens nesta ação que doaram sua força de trabalho a fim de “contribuir para uma cara nova à escola”, segundo Nicole. Agradecemos também os grafiteiros Bruno de Souza e Boris Pereira, e os parceiros: Academia Modela, CNA, Ichiro, Alugue Tendas e Ezequiel–Rei das Gramas.                        

(por Adriano Litério Cáceres – Diretor de Escola)

 

 

Fique Sabendo:

Movimento Hip Hop: O hip hop é um movimento de rua que surgiu nas décadas de 50/60 nas periferias de New York/EUA. Com a crescente recorrência criminal dos envolvidos foi surgindo uma alternativa para a resolução dos conflitos existentes entre os grupos da época, a arte! Com uma linguagem urbana e compreensível a todos, o Hip Hop tem quatro vertentes: O break (dança), Rap (música), Graffiti (pintura) e o DJ (Disc Jocker). Como todo movimento contemporâneo o Hip Hop atende hoje as necessidades dos nossos tempos, sendo uma grande ferramenta para tirar da criminalidade e/ou mostrar uma perspectiva artística para as pessoas das periferias que são esquecidas pelo poder público.

(por Bruno de Souza e Silva)