A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) premiou 1.089 estudantes de todo o Brasil com a medalha de ouro na maior cerimônia de sua história, nesta segunda-feira (5), em Florianópolis (SC). O evento distribuiu a honraria máxima aos estudantes mais bem colocados nas 16ª e 17ª edições da competição. A OBMEP reúne anualmente mais de 18 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas em 99,8% dos municípios do país.
Dois alunos de escolas da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba participaram desse grande evento.
Matheus Augusto de Oliveira Tavares da EE José Celestino Aranha – Ubatuba – Medalhista de OURO da 17ª edição e Matheus Kenji Wada da EE Colônia dos Pescadores – Caraguatatuba – Medalhista de OURO da 16ª e 17ª edições da OBMEP.
Premiação
Em uma cerimônia marcada pela alegria, os medalhistas subiram ao palco representando seus estados para receber a sonhada medalha das mãos de Viana, Landim e demais autoridades presentes. A solenidade premiou os mais bem colocados das 16ª e 17ª edições, que tiveram mais de 50 mil escolas cada. A dupla comemoração põe em dia o calendário da maior competição científica nacional atrasado devido à pandemia de Covid-19.
Em entrevista ao portal, Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, enfatizou a grandiosidade do evento.
“Nunca tivemos tantos alunos sendo premiados. Com a pandemia, não pudemos organizar a cerimônia de premiação, de modo que, este ano, vamos premiar os alunos que ganharam medalha de ouro em 2021 e 2022. Serão mais de mil alunos presentes na cerimônia, de todos os lugares do Brasil, muitos vão viajar de avião pela primeira vez.”
Atividades em Florianópolis
O evento de premiação dos medalhistas de ouro da OBMEP acontece durante três dias. Os estudantes chegam em Florianópolis no domingo (4) e permanecem na cidade até terça-feira (6). A organização da OBMEP promove toda a logística do evento para que os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental tenham uma experiência única. Além da cerimônia de premiação, os jovens participam de jantar de boas-vindas, sorteio de brindes, palestra com pesquisador do IMPA Paulo Orenstein, jogos matemáticos e muito mais.
O diretor-geral do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), Marcelo Viana, reforçou que a OBMEP “é uma das políticas públicas de maior abrangência no país” e inspirou a criação do IMPA Tech. “Trata-se, por um lado, de completar a Olimpíada de Matemática, por meio da oferta aos medalhistas de uma opção universitária de excelência, na área em que mais do que provaram seu enorme talento. E, por outro lado, devolver à sociedade brasileira o investimento na formação, colocando a expertise e o conhecimento de nossos jovens mais talentosos ao serviço da criação de riqueza, do desenvolvimento econômico e social.”
Mais informações no site https://impa.br/noticias/